Programação Cultural

O NÚCLEO CULTURAL da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão apresenta a seguinte programação cultural:

 

1. MUNDO MELHOR

"Mundo Melhor" é uma composição de Pixinguinha e Vinícius de Moraes gravada pela equipe técnica do Coral Champagnat da PUCPR sob a direção artística de Rosemeri Paese e com arranjo vocal de Marcos Leite. O vídeo foi gravado em tempos de pandemia, com cada componente de sua casa, e estreou na abertura do II Simpósio Setembro Amarelo, promovido pelo SEAP - o Serviço de Apoio Psicopedagógico da PUCPR, em 2021.

2. WHAT A WONDERFUL WORLD 

"What a Wonderful World" foi escrita por Bob Thiele e George David Weiss e gravada por Louis Armstrong, em 1967. Lançada inicialmente (sem muita empolgação) nos Estados Unidos, tem acumulado, desde então, grande sucesso no mundo todo, sendo uma das canções mais regravadas e rearranjadas da história. Além de uma melodia cativante, a letra da música traz uma mensagem bonita de gratidão, esperança e união, se apoiando no paralelo entre a beleza natural e a beleza interior humana. Neste dinâmico arranjo do maestro Aramis Mendes, a Orquestra Experimental da PUCPR segue o tom da "ponte" da canção: "the colors of the rainbow so pretty in the sky,are also on the faces of people going by". A música foi gravada em tempos de isolamen

 

3. PASSAREDO - CORAL CHAMPAGNAT

A composição visual do vídeo, integrando elementos da natureza com as imagens dos cantores e instrumentistas, além da excelência da composição de Chico Buarque e Francis Hime, com letra que homenageia os pássaros brasileiros e a importância da preservação, são os pontos altos do vídeo.

4. AQUARIUS/ LET THE SUNSHINE IN - CORAL CHAMPAGNAT E BANDA TEACHERS

A integração entre estudantes e professores da PUCPR, associadas ao ritmo contagiante das músicas que compõem a trilha do Filme/ Musical HAIR, com letras que enfatizam a necessidade da paz e da esperança na era de Aquário, são destaques deste vídeoclipe.

 

5. LOS SET GOTXS (AS 7 ALEGRIAS ) - Música Medieval de autor anônimo.

Neste vídeo o Coral Champagnat se transporta para a Idade Média, interpretando uma alegre canção em homenagem à Nossa Senhora, composta para os peregrinos que frequentavam o Mosteiro de Montserrat, na Espanha. Os integrantes contaram com a parceria dos alunos do Curso de DESIGN da PUCPR, adaptando as roupas cotidianas num vestuário medieval e com instrumentos de época do Grupo ILLUMVNATA, especializado em pesquisa e performance de música antiga.

6. ORQUESTRA EXPERIMENTAL COM DON'T STOP BELIEVIN

 A Orquestra Experimental da PUCPR, sob a direção musical do Maestro Aramis Mendes, abriu a 18a. edição do festival Revele Seu Talento, em 2020, com o lançamento, em primeira mão, da gravação de “Don’t Stop Believin’”, da banda Journey. O evento foi realizado em formato digital por conta do contexto de isolamento social advindo da pandemia de COVID-19.

7. CORAL CHAMPAGNAT COM "A PAZ"

O Coral Champagnat da Pontifícia Universidade Católica do Paraná lançou o #desafioapaz, buscando unir cantores em uma apresentação da música "A Paz", de Gilberto Gil e João Donato, para trazer uma mensagem de esperança durante o isolamento social.

8. ORQUESTRA EXPERIMENTAL: PALHAÇO – MÚSICA E DANÇA

"Palhaço" é uma das músicas do álbum "Circense", do compositor Egberto Gismonti (Carmo, Rio de Janeiro), lançado em 1980. O álbum é considerado pela mídia especializada como o auge da carreira do compositor e como um dos 100 melhores álbuns de música popular brasileira de todos os tempos. Apesar do tremendo sucesso, esta não é exatamente a estreia da música, mas uma elaboração do arranjo original, apresentado um ano antes no álbum "Mágico" (1979). Nesta adaptação, a Orquestra Experimental da PUCPR tenta expandir as cores e instrumentação sem abrir mão da leveza e singeleza que ilustram tão bem a vida do palhaço, dentro e fora do picadeiro. Para esta ação, o Núcleo Cultural da PUCPR também convidou os bailarinos Marina Gardinal e Mika Oliveira para abrilhantar ainda mais o projeto.