Saúde e Ciência

ÁREA ESTRATÉGICA: SAÚDE

Você sabia que a cada ano uma temática de relevância para a sociedade é abordada pelo SEMIC? Isso acontece para que os estudantes se sintam cada vez mais motivados a pesquisar e oferecer novas soluções para problemas enfrentados pela nossa sociedade.

A temática do escolhida para o XXIX SEMIC é “Saúde e Ciência: transformando o mundo em sintonia com a vida”. Tal temática está alinhada com uma das áreas estratégicas definidas pela PUCPR: “Saúde”. A áreas temáticas foram definidas levando em consideração os desafios globais, as competências internas da PUCPR, o planejamento e a missão institucional do Grupo Marista, a saber: Direitos Humanos, Cidades, Energia, Biotecnologia, Saúde e Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC).

Para difundir essa posição da Universidade entre a própria comunidade acadêmica e contribuir para o aprofundamento das questões emergentes de cada área estratégica, decidiu-se que a cada ano o SEMIC assumirá uma delas como temática central.

Saúde e Ciência nunca foram tão relevantes como no contexto atual, não é mesmo? Quem diria que o mundo passaria novamente por uma questão pandêmica, mesmo com tantas tecnologias e o grande avanço da ciência? Pois é, os desafios nos chamam à constante renovação, desenvolvimento de tecnologias e pesquisas para um mundo mais inclusivo e saudável. Frente ao cenário da pandemia do coronavírus, muitas são as cearas a serem abordadas: saúde mental, imunização, estratégias para saúde pública, novos métodos diagnósticos, pesquisas genéticas acerca do sars cov 2
(causador do COVID-19), novas modalidades de trabalho, dentre tantas outras. Vamos juntos?

O Brasil tem o oitavo maior mercado de saúde do mundo, conta com mais de 6 mil hospitais espalhados por todo o país e, segundo dados do IBGE, a população brasileira em 2020 somava mais de 211 milhões de habitantes, distribuída em 5570 municípios. Com tamanha proporção fica evidente que muitos desafios serão lançados para dar conta do cuidado integral de todo o território nacional, e foi pensando nisso que o XXIX SEMIC traz esse ano a ideia de “transformar o mundo em sintonia com a vida”. Trata-se de um tema urgente a busca de novas soluções e tecnologias que visem a melhoria da qualidade de vida da população.