Dúvidas frequentes

Olá, aqui você poderá encontrar de maneira ágil as principais dúvidas acerca do nosso evento, caso sua pergunta não esteja listada aqui, entre em contato com nossa equipe por meio da aba “contato”.

1. Quando terei que apresentar o meu trabalho?
O evento será totalmente online, desse modo, todos os projetos terão visibilidade por meio do resumo e o vídeo de apresentação, que ficarão disponíveis para análise dos avaliadores (em setembro) e para votação popular em Outubro. Serão selecionados os melhores trabalhos para apresentação oral nos dias do evento. Fique atento aos editais para inserir o resumo da sua pesquisa na data prevista. Os resumos serão disponíveis no site do SEMIC2021, no menu “Sumário” após as submissões.

2. Sou estudante ou orientador na vigência 2020-2021, como faço para submeter e acompanhar o Relatório Final?
Estudantes e orientadores deverão se registrar no site para acessar o painel com seus planos de trabalho.
Os orientadores serão responsáveis pela submissão de relatório final, estudantes e orientadores poderão acompanhar a situação do processo através do site.

3. Como saberei se tenho que submeter meu vídeo e como faço a submissão?
Esta etapa é somente para aqueles estudantes da vigência 2020-2021 que tiverem os Relatórios Finais aprovados. A submissão dos vídeos-apresentações e resumos deverão ocorrer no site do SEMIC, onde ficarão disponíveis no serão publicados nos anais do evento.

4. Sou estudante PIBIC/PIBITI/PIBIC Jr e enviei meu vídeo e resumo, terei direito à declaração de participação no SEMIC?
Sim, os expositores que tiverem seus resumos e vídeos disponibilizados online poderão acessar a declaração de participação no SEMIC 2021 dentro do “ambiente restrito" no próprio site, após o evento. Lembre-se: todos os estudantes e orientadores deverão cadastrar-se no “ambiente restrito”.

5. Até quando meu vídeo e resumo ficarão disponíveis no site do XXIX SEMIC?
Os vídeos e resumos ficarão disponíveis em nosso site permanentemente, portanto, lembre-se, mesmo após o término do evento, é muito importante que você mantenha o vídeo de sua apresentação disponível no seu canal do YouTube; preste atenção para que ele fique em modo “público” ou “não listado”.

6. Posso validar o certificado do SEMIC como horas complementares? Ele vale quantas horas?
Você deverá apresentar sua declaração na coordenação de seu curso de graduação para validação; cada curso tem suas regras próprias para esse processo e para determinar a equivalência em horas. A coordenação do PIBIC não determina a quantidade de horas a serem validadas.

7. Em relação a participação no evento do SEMIC, como será computada a participação estudante? Quantas são as participações obrigatórias?
A participação é obrigatória, afinal o evento foi pensado para sua qualificação, aprimoramento e maior visibilidade de sua pesquisa; além do que assistir outras apresentações e palestras te ajudarão nesse objetivo. Contudo, primaremos pela autonomia e auto responsabilidade, dessa forma, não haverá controle do número de atividades que você participou. Fica a critério de cada um aproveitar a programação científica que o evento está proporcionando.

8. Como será a premiação?
Como forma de incentivo e reconhecimento, a cada ano o SEMIC premia os melhores trabalhos, confira as categorias na aba “Premiações”.

9. Como acontecerá a votação popular?
Acontecerá no site do SEMIC em outubro. Você poderá convidar amigos e familiares para visitarem o site do SEMIC: https://semic2021.pucpr.br/ e, ao acessar o seu trabalho, aparecerá o botão para votação.
Importante: a votação não valerá nota. Cada pessoa pode votar em quantos trabalhos considerar ser bom e relevante, no entanto, poderá votar apenas uma vez em cada trabalho.

10.Como realizar o acesso online para as atividades na data da programação?
Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, os links para acesso e participação em cada atividade estarão disponíveis na aba Programação aqui no site do SEMIC.

11. Quando terei acesso a minha declaração da Iniciação Científica?
As declarações de conclusão e participação no programa de Iniciação Científica da PUCPR PIBIC/PIBITI/PIBIC Jr serão enviadas posteriormente pela equipe do PIBIC.